As moedas eletrônicas são o novo ouro. Em que investir?

Mais de dez anos se passaram desde a criação da criptomoeda mais famosa do mundo, Bitcoin (BTC). Existem toneladas de moedas e tokens digitais para escolher no mercado hoje. Você deve investir em alguns gigantes estabelecidos, como Ether (ETH) e Litecoin (LTC), ou projetos relativamente novos, mas promissores, como PolkaDot (DOT) e Uniswap (UNI)? Ou talvez você deva apostar “com segurança” e buscar ouro nesta indústria, ou seja, Bitcoin?

Atualização: 2/13/21 – Bitcoin aumentou 10% em minutos após a atualização de status do Twitter de Elon Musk. Porque o empresário colocou a hashtag “#bitcoin” ali. O status é claramente semelhante ao CEO do Twitter, Jack Dorsey, que também apoia o Bitcoin. Além disso, a Tesla investiu US $ 1,5 bilhão. no BTC e pretende começar a aceitar pagamentos nesta criptomoeda. As cotações das moedas subiram mais de 10% após a 13:00, hora da Polónia, atingindo o nível de 43,7 mil. dol. e estabelecendo novos máximos históricos. Recomendamos esta troca para negociação. (nova janela)

XRP, ETH e LTC? Em que investir?

Neste artigo, analisamos os últimos desenvolvimentos do mercado e observamos cinco moedas que podem estar em seu portfólio no próximo ano. Porque, como você sabe, o Bitcoin é caro, e não era assim há alguns anos. Assim como algumas criptomoedas menos conhecidas que cada um de nós pode comprar e esperar pelo boom do mercado de ações. Exemplo abaixo.

preco bitcoin

Em 2016, o Bitcoin custava $ 450. Atualmente, outras moedas promissoras estão com esse preço ou abaixo dele.

Em uma indústria de crescimento rápido e dinâmico, pode ser bastante difícil isolar as principais moedas que impulsionam o mercado. No entanto, seguindo as últimas mudanças nas taxas de adoção, a demanda e a regulamentação podem tornar mais fácil prever o futuro próximo no mercado de criptomoedas. Abaixo, compilamos algumas das informações mais recentes sobre XRP, ETH, LTC, ADA e, claro, BTC. Porque, como dizem os grandes, os preços nessa indústria vão subir.

btc-eth-xrp-ltc

De referir que, no dia 21 de outubro, o mundialmente conhecido serviço de pagamento digital PayPal revelou o lançamento de um novo serviço que vai permitir aos utilizadores comprar, armazenar e vender criptomoedas na sua carteira digital. De acordo com o comunicado à imprensa, o serviço deverá estar disponível nos Estados Unidos nas próximas semanas e incluirá inicialmente BTC, ETH, BCH e LTC. Apesar de XRP e ADA não estarem incluídos em seus serviços, decidimos incluir essas moedas na carteira de projetos promissores.

O CEO da empresa, Dan Schulman, comentou: “A transição para a moeda digital é inevitável, com benefícios claros em termos de integração e acesso financeiro; eficiência, rapidez e segurança do sistema de pagamentos; e a capacidade dos governos de desembolsar fundos rapidamente. Estamos ansiosos para trabalhar com bancos centrais e reguladores em todo o mundo para oferecer nosso apoio e fazer uma contribuição significativa para moldar o papel que as moedas digitais desempenharão no futuro das finanças e do comércio. “

O PayPal planeja expandir sua oferta para Venmo e mercados internacionais no primeiro semestre de 2021, bem como permitir que seus clientes usem criptomoedas para fazer compras online. No entanto, o PayPal não é a primeira grande empresa a mostrar interesse em criptomoedas neste ano. Por exemplo, a empresa de tecnologia financeira Square (SQ), co-fundada pelo CEO do Twitter Jack Dorsey, comprou recentemente 4.709 bitcoins por $ 50 milhões, enquanto a MicroStrategy comprou BTC por $ 425 milhões nos últimos meses e pretende comprar mais . Daí a mensagem clara de que o Bitcoin é uma moeda na qual vale a pena investir em 2021, mas, sem dúvida, não é o único ouro neste mercado.

Tem sido um bom ano para criptomoedas, mas e depois?

Em 2020, muitos bancos centrais também começaram a ver o valor e o potencial das criptomoedas. Enquanto o Banco Popular da China está ocupado testando a nova moeda digital, o e-RMB, sete dos maiores bancos centrais do mundo, incluindo o Banco da Inglaterra, o Banco Central Europeu e o Federal Reserve, definiram as condições sob as quais banco central ou moedas digitais do CBDC poderiam funcionar.

Notícias positivas também vêm da Índia, um país onde a proibição de dois anos de negociação de criptomoedas por um banco central foi suspensa no início de 2020. Em seu relatório, a plataforma de banco online Cashaa anunciou a criação de uma nova plataforma chamada UNICAS, que fornecerá aos clientes serviços de criptomoeda, como contas de poupança, criptomoedas de investimento, bem como serviços bancários tradicionais em 22 localidades no norte da Índia.

Dinesh Kukreja, Diretor Administrativo da United Multistate Credit Cooperative Society e CEO da UNICAS, disse: “Isso nos permitirá construir, dimensionar e oferecer produtos financeiros e criptográficos personalizados para os mercados indianos locais.”

O maior banco do Sudeste Asiático em ativos, o DBS Bank, também está lançando uma nova troca de fid para criptomoeda. A plataforma de negociação permitirá que os usuários negociem BTC, BCH, ETH, ETC e XRP em relação ao dólar americano, iene japonês, dólar de Cingapura e dólar de Hong Kong.

Portanto, em um cenário de mudanças tão positivas no setor, qual é a lista atual das melhores criptomoedas em que vale a pena investir? A classificação para 2021 está abaixo.

Predições e previsões da criptomoeda para 2021

Atualização: 13/02/2021. Recomendamos esta troca para negociação. (nova janela)

Ethereum (ETH)

No terceiro trimestre de 2020, a capitalização de mercado da Ethereum cresceu 60 por cento, de $ 25 bilhões para $ 40,5 bilhões no final de setembro. Em um ponto – 1º de setembro, a ETH atingiu US $ 483,24 por moeda, com uma capitalização de mercado de US $ 54,3 bilhões. Em seguida, terminou o mês caindo para $ 358,4.

Nas semanas que se seguiram, a criptomoeda surpreendeu muitos investidores mais uma vez, pois seu preço subiu acima de $ 410 em 22 de outubro. Fundada em 2014, a Ethereum está agora na vanguarda do boom das finanças descentralizadas (DeFi). Se a tendência continuar, pode aumentar o interesse na ETH tanto de investidores de varejo quanto institucionais.

Embora o mercado futuro da ETH ainda seja menor do que o mercado BTC, o volume diário de negociações futuras da ETH atingiu um recorde de US $ 14 bilhões em 2 de agosto, enquanto em setembro o volume mensal subiu de US $ 163,1 bilhões para US $ 172,3 bilhões.

A crescente popularidade do DeFi, bem como a atualização bem-sucedida do Ethereum 2.0 e as crescentes taxas de adoção de ETH, provavelmente apoiarão o preço desta moeda em 2021.

eth ethereum

ETH – gráfico de 2015 a 2021 (janeiro)

Cardano (ADA)

O ADA Cardano conhecido como criptomoeda de terceira geração foi lançado em 2015 e ocupa o segundo lugar em nosso ranking. Durante a venda mais ampla de março, o preço da moeda atingiu a baixa deste ano de US $ 0,024. Em seguida, começou a aumentar exponencialmente, chegando a US $ 0,15 em julho de 2020.

Depois de permanecer perto de $ 0,14 pelas próximas três semanas, o ADA entrou em tendência de queda, caindo para $ 0,074 até 24 de setembro. Em seguida, houve um aumento maciço de 33%, já que a moeda ultrapassou US $ 0,1 e atingiu US $ 0,113 em 13 de outubro.

Cardano fez seu caminho com sucesso da era Byron para a era Shelley e iniciou várias mudanças no Voltaire no início deste ano. Seu aplicativo de votação Catalyst foi lançado recentemente na Google Play Store, permitindo que mais usuários tenham acesso mais fácil para votar em novas iniciativas de projeto. Além do mais, sua carteira Daedalus também recebeu uma série de atualizações e melhorias de segurança.

A próxima era Goguen em Cardano, que introduzirá novos recursos como contratos inteligentes e aplicativos descentralizados, é vista como uma das etapas mais importantes para tornar o projeto um verdadeiro concorrente da Ethereum. Conforme programado, a principal rede de Goguen deve entrar em operação em fevereiro ou março de 2021.

ada cardano

ADA Cardano – Gráfico Anual

Ripple (XRP)

Depois que o XRP do Ripple perdeu seu título de terceira maior criptomoeda para o Tether (USDT), muitos correram para removê-lo de suas carteiras. Mas a moeda realmente deixou de ser tão “brilhante” como antes?

Como muitas empresas, o XRP depreciou drasticamente durante o crash mais amplo do mercado em março. No entanto, depois de cair para cerca de $ 0,15, a moeda recuperou a maior parte de suas perdas, situando-se em $ 0,236.

Infelizmente, atualmente poucas pessoas ficarão tentadas a comprar o Ripple. Afinal, a Securities and Exchange Commission (SEC) processou Ripple, seu presidente Brad Galinghouse e o co-fundador Chris Larsen. Eles são acusados ​​de arrecadação ilegal de fundos no valor de US $ 1,3 bilhão. Além disso, de acordo com relatos da mídia, concluiu-se que XRP deve ser tratado como ações da empresa, não como uma moeda.

O preço do XRP despencou 51% com a notícia do caso da SEC na internet. Ele se recuperou ligeiramente e atingiu US $ 0,37 no fim de semana. No momento em que este livro foi escrito, o preço caiu para US $ 0,29. Por enquanto, ele ainda ocupa o terceiro lugar no ranking de criptomoedas.

ripple xrp

XRP – gráfico anual.

LTC (Litecoin)

O preço do Litecoin caiu cerca de 87% em comparação com o recorde de US $ 371 verificado no final de 2017. No entanto, o Litecoin subiu quase 12% na semana passada e o preço está em torno de US $ 68,50. A análise técnica revelou uma grande linha de tendência de alta que logo produziria mais aumentos semelhantes.

Os analistas estão apostando em um preço de US $ 70 em 2021, mas não estão prevendo preços espetaculares tão cedo. Pois a moeda tem apresentado máximos mais baixos de forma consistente e o preço não atingiu o seu máximo histórico nos anos seguintes, o que acaba por ser negativo, pelo menos numa perspetiva de longo prazo.

litecoin ltc

LTC – Gráfico Anual.

Bitcoin (BTC)

Embora agora existam muitas novas criptomoedas promissoras, o BTC continua sendo um dos favoritos dos investidores, com cerca de 65% da capitalização de mercado geral das criptomoedas.

Depois de cair para menos de US $ 5.000 em março, o preço da moeda caiu pela metade à medida que o sentimento do investidor melhorou. Em 9 de maio, o BTC era de $ 9.962. Em seguida, ele escalou uma montanha-russa emocionante no verão, saltando de $ 10.000 no início de junho para $ 9.012 em 28 de junho e $ 12.318 em 17 de agosto!

No início de setembro, o BTC começou a desvalorizar acentuadamente, caindo para $ 9.933 em 7 de setembro. No entanto, a próxima tendência de alta estava ao virar da esquina e a moeda disparou para mais de $ 13.000. Em 28 de outubro, o BTC atingiu $ 13.837 por moeda, o maior preço desde 31 de janeiro de 2018, com um valor de mais de $ 14.000.

bitcoin btc

Bitcoin (BTC) – Gráfico Anual.

Vale a pena investir em criptomoedas?

Em 2020, muitas pessoas decidiram investir em criptomoedas, o que pode ser uma diretriz para novas pessoas que têm medo de abrir o capital. No entanto, é aconselhável cautela, como em qualquer negócio. Porque as moedas virtuais, vinculadas a um livro-razão público distribuído conhecido como blockchain, favorecem a descentralização real. Seu valor é baseado na dinâmica do mercado e não é influenciado por autoridades centralizadas como o Federal Reserve. Além disso, a negociação ocorre 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano, e está aberta a praticamente qualquer pessoa com acesso à Internet.

No entanto, desta vez, a grande tendência de alta no mercado de criptomoedas pode não ter nada a ver com o setor em si. Os analistas dizem que as moedas eletrônicas têm potencial para subir acentuadamente porque não são ações. Isso se parece com os EUA, onde os cidadãos votaram em Joe Biden ou contra o presidente Donald Trump.

Portanto, há um motivo de investimento pelo qual as pessoas estão desistindo de ações por criptomoedas. As pessoas provavelmente estão comprando criptomoedas porque simplesmente não confiam nas ações. Vale ressaltar que a Kraken Intelligence realizou uma pesquisa de opinião do cliente para 2021, da qual cerca de 72% eram investidores ou comerciantes, 18% instituições (como corretor, fiduciário, fundo de hedge, investidor de capital de risco, etc.), 4% prestadores de serviços cripto ou mineiros. No total, foram 323 entrevistados.

Depois de perguntar aos entrevistados sobre o preço-alvo do bitcoin em 2021, a equipe concluiu que o preço-alvo médio do BTC em 2021 era de $ 36.602, enquanto o preço-alvo médio era de $ 25.000. A meta mais comumente relatada é $ 20.000. O estudo mostrou:

  • baixa. 61% dos entrevistados acreditam que o Bitcoin atingirá níveis se não ultrapassar US $ 20.000 em 2021;
  • baixa. 20% dos entrevistados citaram um preço-alvo de US $ 50.000;
  • baixa. 8% dos entrevistados citaram um preço-alvo de ≥ $ 100.000.

O LTC, ETH, Litecoin etc. repetirão o rali BTC?

Todos gostariam que as criptomoedas “mais fracas” repetissem o sucesso do Bitcoin. O problema é que o BTC subiu na bolsa porque poucos deram a ele uma chance de sucesso. Agora que o mercado está inchado pelas ambições de novos participantes, as coisas estão um pouco mais complicadas.

Moedas como XRP, ETH, Litecoin ou Link estão se popularizando por diversos motivos, um deles é o fato de que muitas pessoas sonham em repetir o sucesso do BTC. Ninguém nega que não voltará a acontecer, e ninguém pode garantir também. Como essas moedas não são caras no momento, as perdas no caso de um mercado em baixa serão pequenas.

O editor não é responsável por nenhum investimento adverso. O artigo acima é uma opinião e não foi escrito por especialistas do setor financeiro. Negociar criptomoedas pode ser arriscado.